domingo, 28 de janeiro de 2018

A Longa Batalha do Emagrecimento

  Oiiiii! Voltei a postar gente...FINALMENTE!!! Desculpe ter desaparecido um pouco, mas minha vida estava uma loucura, nem descansei nas férias. Mas hoje vim com um tema importante e polêmico e prometo que logo posto um imagine aqui pra alegria de vocês, mas vamos ao tema do título:


A LONGA BATALHA DO EMAGRECIMENTO

      Esse é sempre um tabu da nossa sociedade. Já vi centenas de propagandas e dietas milagrosas na tv e na internet que vendiam o impossível: Emagrecer 10, 15 kilos em 1 semana. Acho que nem se você só vivesse base de água você conseguiria esse resultado.
Eu sempre fui acima do peso, desde que nasci, e sempre sofri bullying com isso – Com o tempo ganhei auto-estima e fechei meus ouvidos para quem não quer meu bem, mas isso é historia pra outra hora – e sempre tentei emagrecer. Ficava naquele efeito sanfona de engorda e emagrece, quando eu pensava que tinha perdido peso, tempos depois a maionese desandava e eu voltava a estaca zero, e não sabia o porquê.
      Mas, há algum tempo atrás eu estava ouvindo a nova música do Zayn e da Sia, #DuskTillDawn – quem não ouviu ainda, ouça. É muito viciante – e comecei a prestar atenção na letra. Bem no final, tem uma parte que diz: ”Garota, dê amor ao seu corpo. Só você pode parar isso”. Então, parei, pensei e constatei que realmente isso é verdade. O corpo que nós temos é o nosso hospedeiro nessa vida, e cabe somente a cada um de  nós cuidar dele.Afinal, se não cuidarmos nem amarmos a nós mesmos,quem vai?
    Depois dessa musica – Muito obrigada Zayn e Sia! – eu realmente descobri o que me faltava: Força de vontade, ter foco e entrar de cabeça nessa coisa de reeducação alimentar. Não sou nenhuma especialista, mas posso afirmar que O VERDADEIRO SEGREDO DA PERDA DE PESO É: Não tem segredo! Emagrecimento não é nada mais que a alimentação saudável, a atividade física e muita força de vontade, principalmente para se regrar e aguentar as tentações, como doces e guloseimas. Não digo cortar, mas diminuir. O grande problema do sobrepeso não são as comidas em si, mas a quantidade com que as ingerimos. Falo por experiência própria.
   
Boas dicas:
-Comer mais frutas, legumes e verduras (não digo SOMENTE ISSO) mas dá pra ir adicionando mais desses itens aos poucos ao nosso cardápio, principalmente em fomes fora de hora
-Tomar bastante água, principalmente agora no verão, que suamos muito
-Tentar comer de 3 em 3 horas em pequenas quantidades
-Jantar coisas mais leves, é melhor até depois na hora de dormir
-Tentar adicionar frango á sua dieta, pelo menos para 3 ou 4 vezes na semana, além de ser saudável, ele é amigo da dieta.
-Exercicios são muito importantes. Não vai adiantar regrar a alimentação e continuar sedentário. A gordura só é eliminada com exercícios. Seja numa caminhada, jogo de futebol, vôlei, alguma atividade marcial, qualquer coisa que movimente o corpo vale. Mas primeiro você precisa pensar na atividade física não como um sofrimento, mas como um lazer, adaptar esse lazer á sua rotina. E MUITO IMPORTANTE: Não exija muito do seu corpo. Comece descendo uma ou 2 paradas antes da que você desce para o trabalho/escola, escolhendo ir de escada ao invés de elevador no shopping e fazendo caminhadas de 30 minutos, 3 vezes por semana por exemplo, e depois vai aumentando, sempre com alongamento, pra que seu corpo não sofra muito no dia seguinte.

      Eu sei, isso tá parecendo conversa de nutricionista (Quem puder consultar um, vai ajudar bastante, mas quem não puder, seguindo essas dicas já melhora muito), mas tudo que estou falando aqui é a constatação real para emagrecer, não se deve cortar o que você come, mas reeducar seu corpo e sua mente. O mais difícil é dar o primeiro passo, você já deu o seu? Nada de começo na segunda, amanhã eu como mais salada, essas promessas nunca dão certo. Comece hoje, AGORA!
      Força de vontade é essencial. No inicio é difícil, mas precisamos persistir, depois o corpo vai se adaptando. Eu comecei minha mudança de vida a uns 4 meses, e hoje me sinto mais leve, até na hora de correr quando estou atrasada - normal kkkkkkkk - já não fico tão sem folego, as mudanças aparecem com o tempo. Outra coisa importante, não pense que começando hoje, amanhã você verá o resultado, isso só com milagre. As coisas mudam devagar, mas é bom se pesar mensalmente e anotar para controlar o quanto você emagrece ou não, bom, eu faço assim, me ajuda bastante, e até me dá mais animo pra continuar, com 4 meses eu estou perto de fechar 10kg a menos, pra mim é uma vitória, mas o caminho só está na metade. Então não desista!
      Bom, espero ter ajudado um pouco! Decidi compartilhar e dar essas dicas porque eu senti falta de alguém fazendo isso por mim e quis mostrar que emagrecer é difícil, mas não algo completamente impossível ou que nos faça gastar muito dinheiro por pagar uma academia. Academia ajuda muito, mas procurando na internet, youtube, podemos adaptar muitos exercícios de lá para fazer em nossas casas mesmo!

      Beijinhos E.Gxx